Altoé, Geraldo

POESIAS

Textos

O QUE É A ARTE



Ao ler o ensaio A CRIAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIA de PEDRONE-MOISÉS com a intenção de retirar dele uma conclusão do que seria um texto literário, não pude entender o porquê da dificuldade que se segue séculos a fora para definir uma coisa que me parece simples. Senão vejamos: Há duas formas de se transmitir conteúdo psíquico a alguém, uma pela razão, outro pela emoção. A racional é toda informação que modifica o intelecto, acrescentando-lhe conhecimento, exemplo: O Rio Doce desce formando ondas. Um texto assim transmite conhecimento, informação, mexe com o intelecto. A outra forma é a emotiva, eu quero transmitir o que estou sentindo a outra pessoa, eu uso a arte. Vejam bem, eu não vou dizer apenas, ou informar apenas que estou emocionado, isso não emociona, porém, ao usar recursos literários eu consigo transmitir a emoção que estou sentindo, logo, o texto literário objetiva transmitir emoções. Exemplo: “Treme o rio , a rolar, de vaga em vaga...” Olavo Bilac. As palavras se dispõem aqui, de forma a transmitir a  emoção. O poeta se encanta diante de um rio imaginário e, depois, nos transporta o que sentiu ali naquele momento. O que o poeta sentiu entra dentro de nossa alma, e ficamos como ele estava no momento da criação.
Portanto, o texto racional leva conhecimento ao intelecto; o texto emotivo leva emoção ao sentimento.
A arte é o franco das emoções .É o meio pelo qual encantamos as coisas comuns.

Geraldo Altoé

Geraldo Altoé
Enviado por Geraldo Altoé em 27/02/2007
Alterado em 28/02/2007


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras